Maldito o Homem que confia no Homem!
Jr. 17:5a (NVI) / Pv.25:19
É comum ouvirmos que não se deve confiar no próximo, no homem, pois iníquo é seu caminho e tem coração sempre falso. Porém temos caminhado lendo coisas que não são de fato o que é a palavra de nosso Senhor e Salvador Cristo.
Vejamos o caminho e vida de Deus através de Cristo:
Começaremos partindo do fato de que Ele tem toda a sabedoria, Onisciência (sabendo todas as coisas desde antes da fundação do mundo). Mesmo assim resolveu fazer-nos, e não só isso, nos fez com a possibilidade de falharmos e pecarmos contra ele e contra nós mesmos. Assim, se cremos que Ele é onisciente, cremos que Ele também já sabia que nós pecaríamos. E Isto não é por culpa dele mais sim porque ele nos deu a liberdade de escolha, não livre arbítrio (mais isso é para outro estudo). Somos livres de escolhas, mas não livres de arbítrio.
Contudo Eles nos fez para sermos tão íntimos deles que possamos chegar ao conhecimento completo de quem Ele realmente é e de quem somos nEle. Porém, o pecado nos afastou dele de tal forma que, ao afetar nossa capacidade de nos relacionarmos com Deus, afetou nossa capacidade de nos relacionarmos entre si, visto que a confiança (um dos elos fortes nos relacionamentos) foi corrompida. Desta forma chegamos a desconfiar de tudo e de todos e esse não é nem nunca será o propósito de Deus para nós seres humanos.
Por isso Deus nos conhecendo e sabendo que não mudaríamos muito essa maneira de pensar, enviou Jesus para que pudéssemos nos espelhar n’Ele, com o propósito de sermos discipulado por Ele e moldados pelo Amor de Cristo.
Voltemos então para os dois textos – Jr. 17:5a (NVI) / Pv.25:19, ao lermos ambos vemos que eles tem algo em comum, no qual podemos ser levados ver e crer que isso é uma doutrina para ser ensinada respaldando os momentos que não queremos acreditar nas pessoas e ainda instruindo outros nessa linha de pensamento.
Entretanto venho dizer, com base nestes textos bíblicos, justamente o contrário. Como de costume não estou aqui para agradar a todos, mas para dar uma clareza sobre o que é a palavra de Deus, dada em porções para minha pessoa. O que passarei aqui é o meu pensamento, sabendo que aquilo que Deus revelar para minha pessoa não será tudo o que era o plano principal dele para toda a humanidade, visto que em decorrência de nosso pecado original não temos o livre acesso a todo conhecimento da verdade... Mas isso também é tema para outro assunto.
O texto de Jeremias a primeira vista, ou melhor, a uma vista superficial, parece está falando de que nós não devemos jamais confiar no homem (próximo). Mas ao observar que na parte b do versículo fala – ”que faz da carne seu braço, e cujo coração se aparta do Senhor.” (Versão JFA)
E qual seria então a relação e/ou o porquê do texto de Provérbios? Deve ser sua pergunta. Coloquei para que você mesmo veja o que está pensando sobre esse assunto.
As heresias são formadas de meias verdades ou mesmo de verdades mal interpretadas, por isso é preciso observar que o texto de provérbios está falando sobre vários assuntos nesse mesmo capitulo, até chegar ao ponto em que ele está falando que a confiança no hipócrita (o que diz o dicionário de sinônimos: bifronte, caviloso, desleal, dissimulado, falso, farisaico, felino, fingido, mendaz, mentiroso, refalsado, traiçoeiro e astucioso). Desta forma, podemos pensar que se sabes que a pessoa é assim, porque vai confiar nessa pessoa que sabes que, ao compartilhar tua dificuldade para ela, não poderá ajudá-lo e ainda por cima poderá te atrapalhar.
Mas ao lançarmos nosso olhar para Deus e Jesus vemos que ambos confiaram em nós e mesmo nós quebrando-a eles continuam a renova - lá. E para não esbarramos no fato de que Deus sendo Deus fica um padrão muito alto para seguirmos, então vamos olhar para Jesus que se esvaziando de toda glória que tinha como Deus, veio como homem suportar tudo para nos deixar o exemplo de que podemos ter uma vida santa e pura através de nossas escolhas. Assim vejamos mais de perto a vida de Jesus:
Filho de Deus, Profetizado desde o princípio dos tempos. Vemos desde Genesis, mas de uma forma mais clara em Isaias (cap. 9:6-7). Poderia dar muitas passagens, mas vamos nos ater ao tema. Sendo ele carne (Jo. 1:14 / Rm.1:2-4), somo chamados a sermos escravos assim como ele foi para que segundo sua ressurreição sejamos semelhantes a ele em tudo. E esse tudo está se referindo a tudo mesmo até na confiança que ele teve com as pessoas que com ele estivera e que passaram pela vida dele. Ele chamou pessoas da sociedade que nós, numa maioria, não daríamos muita importância de chamar para formar uma boa equipe. Só que ele direcionado por Deus os chamou. No grupo de Jesus temos: alguns pescadores, entre eles alguns muito jovens, e dois deles com temperamentos muito difíceis; cobrador de impostos que para os religiosos (crentes) eram dos piores exemplos que poderiam ser seguidos; um cara chamado Judas que pela própria palavra já tinha a prática de roubar; e isso entre outros como você e eu, imagina só o grupo dele... Jesus confiou a sua preciosa semente, o Amor, a esses homens e mulheres. Ele estava sempre com prostitutas, pecadores doentes da alma, corpo e espírito, e foram esses que nos trouxeram o seu ensinamento e sua semente. Agora, pois vejamos em quem devamos confiar – Ele mesmo, depois de ser traído, morto e ressuscitado, foi a Pedro o que havia negado três vezes e o disse que o amava três vezes, o que você faria como carne? O que você faria se no momento que mais estivesse angustiado precisando de oração em conjunto fosse abandonado pelos seus melhores e mais íntimos amigos?(Mt.26:36-46) e ainda por cima alguém que tu caminhaste tão próximo por anos a fio te traísse por trinta moedas de prata?
Desta forma o que temos que entender é que confiar é parte do amor e não apenas um atributo que devemos seguir na hora que convém e abandoná-lo quando não nos sentimos bem. Amor é Constancia, é cada dia escolhermos o bem maior para o próximo. O amor é benigno, o que seria isso: Benignidade é você sempre pensar o bem do seu próximo, que também está escrito nos atributos do amor em I Coríntios 13, mas mesmo assim nos esquecemos que confiar no próximo é algo bom e que é o propósito de Deus que nós confiemos uns aos outros nossas vidas, lembre-se também de que não podemos amar a Deus que não vemos se nós não amarmos ao próximos que vemos e está ao nosso lado (1 Jo.4:7-21), o texto é claro e simples, se não amamos ou confiamos a quem vemos diariamente, como podemos amar ou confiar em quem não vemos?
Concluo aqui deixando aberto para discussões o meu email como forma de crescimento e aprendizado para o corpo de Cristo dentro desse assunto e outros. Como sempre devo dizer não saberei de tudo nem almejo em vida alcançá-lo, mas é seguindo para o alvo que é Cristo que cresço em conhecimento e graça. Não para minha glória, mas para de meu Senhor e Salvador Jesus Cristo a quem tudo eu devo, desejando que ao deixar o exemplo de amor pelo próximo venha minha vida todos os dias oferecê-lo como sacrifício vivo, santo e agradável.
De um escravo para outro,
Deyvison Brandão Lobato
Com a participação da minha grande amiga Kika de Castro de Imperatriz maranhão a quem tem me ajudado na correção e nesse estudo também na parte de adaptação das ideias.
Email: deyvisonlobato@hotmail.com