O Que você acredita que é a Igreja?

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Igreja

Igreja

  1. O que é a Igreja?
  2. Qual o verdadeiro significado de Igreja?
  3. O que seria de fato a Igreja?

Olhando para a bíblia temos o seguinte: “Em que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Pois vós sois santuário do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (II Co. 6:16)

Que eu traduzo da seguinte maneira - Deus não habita em templos feitos por mãos de homens, mais sim em templos feitos de carne, nós seres viventes. (Deyvison B. Lobato)

Mas se partimos para as raízes etimológicas temos que igreja vem original do grego EkKlésia, formada de duas palavras gregas que significam - Ek: a partir de ou para fora e Klésia: Chamada ou Vocação.

Já no hebraíco a palavra usada é hal Yahveh, que tem por tradução Assembléia geral “do povo do deserto”...Mas desde já peço desculpas se a tradução do hebraico está incorreto, corrija-me.

Ainda sobre a origem do termo encontramos no novo testamento como algo coletivo - o corpo de Cristo, a casa de Deus, a nação santa, um povo que pertence a Deus. Somos todos batizados por um só Espírito em um só corpo (I Co. 12:13). Somos edificados juntos para que nos tornemos morada de Deus por seu Espírito. (Ef. 2:22)

Poderíamos dizer assim que Igreja é a união minha com Deus através do sacrifício de Cristo na Cruz que nos deu o livre acesso a essa maravilhosa comunidade (Comum Unidade) que chamamos de Igreja.

Partindo do que já foi dito acima, tenho que a Ekklésia é chamada para fora ou vocação para fora, trazendo assim para um sentido mais palpável. Isto me remete ao fato de que não tem como dissociar a Ekklésia de missões. Ser igreja está intimamente ligado ao compromisso em levar o mesmo presente e privilégio, que agora está em mim, para os demais. Não somente àqueles que amamos ou que estão mais próximos de nós (família, amigos ou conhecidos), mas como o complemento Ek deixa ainda mais claro que é para fora. É algo de dentro de mim, de você que é essa Igreja deixando fluir Cristo através de sua vida de nossa vida individualmente e coletivamente.

O fato é que tudo isso começou e ser corrompido a partir do século III, aproximadamente. Algumas pessoas começaram a Institucionalizar “a igreja”, mas não se pode fazer isso nem que seja a força. Foi ai que começou de uma forma mais abrangente a negociação da religião, da crença dos leigos, quando começaram também a constituir pessoas com poder para ordenar as “coisas santas”, fazendo assim de uma vez por todas a dicotomia entre secular e sagrado e por ai vai, mudando de fato o seu sentido. Porém como sempre e de acordo com a própria palavra pura e simples diz as portas do inferno não prevaleceram contra ela (A Igreja), nisto eu creio e me firmo.

Deus tem nos dado as chaves de reino dos céus (isso será outro tema) para ligarmos na terra as coisas como são nos céus, assim como na oração de Cristo intitulada de oração do pai nosso.

Por fim voltemos às questões levantas no início:

  1. O Que é a igreja?

Sou eu e você que defendemos plenamente a palavra de Deus pura e simples. Que buscamos viver o reino dos céus sendo pobres de espírito e sofrendo perseguição por causa da justiça.

2. Qual o verdadeiro significado da igreja?

Exercer os dons e talentos dado por Deus a você, no que Ele for direcionando afim de que o reino dEle venha, com seu amor e justiça,sobre terra assim como as águas cobrem o mar.

3. O que seria de fato a igreja?

Viver no mundo para transformá-lo, assim como é no céu... Moldá-lo conforme os padrões de cristo para que sejamos achados como verdadeiros adoradores.

Desde já agradeço há minha amiga Kika pela ajuda na correção e ajustes ortográficos e mais algumas coisas...kkkk...sem a ajuda dela não estaria tão bem apresentável como está....e a cada um de vocês que me incentivaram a começar a escrever as verdades que Deus tem me revelado na sua palavra....de seu amado irmão em Cristo Deyvison Brandão Lobato

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Oi, pessoal aqui tem uma breve Historinha do que é a Igreja em breve estarei trazendo com base Bíblica um breve ensinamento do que é a Igreja de Fato.